Grupo de UFPR lança livro de atividades sobre negras na ciência

Nove das 15 mulheres que tiveram suas trajetórias contadas no livro
Nove das 15 mulheres que tiveram suas trajetórias contadas no livro Divulgação: UFPR

Professoras e estudantes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que integram a equipe do projeto de extensão "Meninas e Mulheres nas Ciências", lançaram nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o livro de passatempos Cientistas Negras: Brasileiras – Volume 1, que pode ser acessado e impresso gratuitamente por meio do link.

Por meio de atividades lúdicas, como caça-palavras e desenhos para colorir, o primeiro volume conta as trajetórias de 15 cientistas negras brasileiras de diferentes áreas do conhecimento.

"Entendemos que é importante tratar do tema neste formato como modo de informar por meio de uma linguagem que possa ser convidativa a diferentes públicos", afirma a UFPR em nota no blog oficial do livro.

O material impulsiona a Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com destaque para as temáticas de Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução da Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Além do livro, o projeto lançará ainda outros passatempos em formato online sobre o tema. Também estão em produção materiais didáticos analógicos, como livros impressos e jogos. A partir de 2021, escolas e pessoas físicas poderão realizar empréstimos para o trabalho em sala de aula e/ou remoto.

Mais informações sobre as ações e produtos do "Meninas e Mulheres nas Ciências" podem ser acessadas no blog e nas redes sociais Facebook e Instagram.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Patrícia Junqueira

 

CURSO HOTMART
ENVIAR